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Deseja criar um logo para seu negócio? Saiba por onde começar!

Introdução

Talvez a criação de um logo seja uma das etapas mais emblemáticas de qualquer trajetória empreendedora pois, em um mundo de mudanças constantes, precisar pensar (de antemão) em uma imagem que vai refletir e acompanhar seu negócio para sempre (ou pelo menos, por um longo tempo) é sempre um tremendo desafio.

E para te ajudar nessa jornada de descobrimento e criatividade, preparamos uma matéria recheada de dicas para que você possa explorar algumas possibilidades práticas para iniciar a criação do logo do seu negócio!

A importância de se ter um logotipo


O logotipo é parte fundamental no processo de construção de qualquer negócio e possivelmente possui uma relevância tão significativa quanto o próprio nome, pois trata-se da imagem que será associada diretamente à você, seus serviços e produtos por muito e muito tempo, tanto pelos clientes quanto pelos concorrentes e, por esse motivo, esse processo precisa ser levado muito à sério!

Trabalhar de maneira correta a identidade visual de seu negócio pode fazer toda a diferença entre despertar ou não o interesse de um cliente. Seja com o formato, o tipo ou as cores certas, é importante que sua marca transmita ao mercado a certeza de que você se preocupa com sua empresa e investe tempo e dinheiro na elaboração dos mínimos detalhes 💙.

Uma empresa sem um logotipo acaba funcionando sem uma identidade definida e geralmente perde espaço para àquelas com uma personalidade mais forte e atuante. Nossa memória visual é muito presente em nosso subconsciente, motivo pelo qual, associar sua empresa a uma imagem bem construída certamente ajudará a fazer com que as pessoas pensem em você com mais facilidade.

Por exemplo, quando você está com fome e pensa em pedir algum hamburguer pelo iFood (eu sei que você pede, tá? 🍔), os primeiros registros que chegam à sua mente são dos logotipos das empresas. E muitas vezes, navegando pelo aplicativo, você esbarra com outros ótimos restaurantes que acabaram esquecidos por você por conta da ausência de um logotipo bem desenhado (ou marcante).

Como faço para ter um logotipo interessante?


Sem dúvidas a melhor opção é contar com a ajuda de um especialista (um designer, por exemplo) para te guiar durante esse processo criativo. E é ai que muitas pessoas acabam se questionando “Mas onde eu acho um designer bom?” e, geralmente, acabam fechando negócio sempre com o conhecido de um conhecido, sem explorar todo o potencial do nosso mundo globalizado 😂.

Contratando um profissional:


Felizmente, hoje em dia, existem opções muito interessantes que costumam funcionar muito bem para quem precisa de um logotipo profissional, como os sites WeDoLogos, Workana, 99Freelas e Fivver, onde você pode anunciar sua demanda e receber centenas de orçamentos de profissionais de todo o mundo. É uma excelente maneira de avaliar e confrontar visões, estilos e ideias diferentes a cerca de seu negócio de uma única vez.

Nessas plataformas você publica sua demanda e tem a oportunidade de conhecer não só profissionais e agências do mundo todo, mas também tem a chance de conferir seus portfólios em busca de um fornecedor que esteja bem alinhado com o estilo de trabalho que você deseja.

As plataformas são bem seguras. Você paga diretamente para os sites, que seguram o seu depósito até você sinalizar que o trabalho foi concluído e está de seu agrado. Ai sim, só depois dessa sua sinalização, que os portais liberam o pagamento para os designers.

Lembrando que Fivver não possui atuação direta no Brasil e embora apresente uma variedade muito grande de profissionais, vai exigir que toda a comunicação seja feita em inglês, o que pode tornar o processo bem complicado para a maioria. Mas se para você isso não for um problema, você pode acabar se encantando, por exemplo, com o trabalho de uma designer da Holanda. Muito legal, não!? Imagina, empresas do mundo todo dispostas a trabalhar na construção de seu logotipo 😍.

Fazendo por conta própria:


Embora as opções acima sejam muito interessantes, elas podem chegar a custar muito caro dependendo do profissional ou agência que você escolha. E é por esse motivo que muitas pessoas acabam tentando “colocar a mão na massa” para minimizarem os custos desse processo.

O problema é que para construir um logotipo, uma série de questões mais técnicas precisam ser levadas em conta (sem falar nos softwares corretos que geralmente são usados durante o processo criativo) e, por falta de experiência, muitas delas acabam negligenciadas pelos empreendedores durante o processo de criação. Isso sem mencionarmos os bloqueios criativos que podem aparecer, tornando o processo de “faça você mesmo” um verdadeiro pesadelo interminável.

E se esse é o seu caso (verba limitada, pouco conhecimento e falta de tempo), fique sabendo que já existem plataformas que trabalham de forma automatizada para desenvolver o logotipo 😳! Isso mesmo, sistemas que usam a inteligência artificial e uma série de algorítimos para desenhar um logotipo personalizado para você. Interessante, não?

As plataformas WixLogo e TailorBrands são um exemplo. Basta você se cadastrar, seguir respondendo algumas perguntas simples e pronto, em menos de 1 minuto já está tudo finalizado, incluindo a possibilidade de visualizar o resultado final de forma imediata em cartões de visita, blusas e demais produtos.

E ao final, você ainda pode refinar o resultado através de mudanças nas cores, elementos, posição e até nas fontes usadas durante a criação. Tudo com poucos cliques e de forma muito intuitiva. E você só paga no final, caso tenha gostado e deseje baixar os arquivos 😎.

É claro que estes sites apresentarão um nível de customização muito inferior aos sites que oferecem designers para criar seu logotipo do zero, mas dependendo do seu orçamento, pode ser uma excelente opção!

Veja como funciona:

Dicas para ajudar com seu logotipo profissional.


Como pudemos ver até agora, a criação de um logotipo costuma ser bastante subjetiva, inibindo a análise do que é certo ou funcional para o negócio em questão. Entretanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver uma ideia mais próxima do conceito e visão da sua empresa, fazendo com que ela se torne única e inesquecível aos olhos do seu consumidor.

Por isso, acompanhe as próximas dicas.

Busque simplicidade:


Um logotipo precisa cumprir sua missão de sintetizar a empresa, e para que isso ocorra, alguns fatores precisam ser levados em consideração, como a simplicidade.

Deste modo, evite muitos elementos de apoio e trabalhe de forma simétrica, dando uma impressão organizada e profissional. Empresas com cotações bilionárias, como a gigante varejista Ebay ou a desenvolvedora Nintendo, trabalham com logos simples e não deixam em nenhum momento seus propósitos esquecidos.

Pense na missão da sua empresa:


Se você precisar de uma ideia para desenvolver o logotipo, lembre-se de olhar para dentro do seu negócio. Muitas vezes, buscar os conceitos e missões da empresa podem fazer com que surja algum insight poderoso no momento da criação.

Para te ajudar a exemplificar esse processo, o logotipo da Amazon, caso você não saiba, foi desenvolvido a partir da missão principal do negócio, que era a de vender todos os produtos, independentemente do estilo.

Desta forma, se você reparar, o logotipo da Amazon é composto de um elemento que sintetiza essa missão de forma magistral: uma seta da letra A até a Z.

Pense na integralidade com as mídias sociais:


De nada adianta você ter uma ideia fantástica e não considerar a integralização de seu logotipo nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook, onde geralmente o local para a colocação da sua marca é redondo ou quadrado. Por isso é muito importante levar em consideração algumas variações de seu logotipo no momento da criação, para que a integralização dele em demais ambientes ocorra de forma mais natural. 

Outra preocupação é que logotipos que possuem letras (como todos os mostrados acima) são interpretados pelo algorítimo do Facebook como sendo “texto” e por isso podem reduzir o alcance de seus anúncios (quando mais texto em um anúncio, menor o alcance dele durante um impulsionamento).

Por isso que a gigante Amazon pensou em criar variações de sua marca, como as exibidas abaixo:

Desvincule a marca da pessoa física na área da saúde:


Por fim, uma dica bônus e uma das mais importantes quando falamos diretamente para profissionais da área da saúde: desvincule a sua marca da pessoa física.

Essa é uma dica fundamental para profissionais deste segmento pois um logotipo precisa resumir a marca e não o empreendedor responsável pela ideia.

Em um futuro promissor isso pode acabar causando problemas de crescimento para a empresa pois a figura do empreendedor vai ficar eternamente vinculada à prestação do serviço.

Imagine que um dentista chamado “Dr. Fabio Henrique” construa sua marca ao redor de seu nome e que, após anos de sucesso ele construa filiais de seu consultório e contrate mais dentistas para trabalharem nas novas unidades de sua empresa. Vai ser natural que os clientes procurem sempre pelo “Dr. Fabio” (já que é o nome que consta no logotipo), criando um afunilamento nos atendimentos e uma inevitável “desvalorização” dos demais profissionais da empresa.

Isso sem contar que o crescimento da empresa e do número de funcionários acaba, inevitavelmente, aumentando o risco do negócio, seja financeira ou operacionalmente. Agora imagine ter o seu nome vinculado à uma intercorrência (ou imperícia) causada por um tratamento mal executado por outro profissional. Esse tipo de exposição negativa da marca e do nome acaba sendo duplamente pior!

Nosso blog está aberto aos nossos clientes! Se você deseja compartilhar alguma ideia ou artigo para enriquecer nossa base de conhecimento, entre em contato conosco!

Escrito por Espaço Zanama
Conteúdo original produzido pelo Espaço Zanama, espaço de coworking voltado para profissionais da área da saúde localizado no Rio de Janeiro.
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