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Três condutas que você deve evitar no marketing voltado para saúde.

Introdução

É inevitável. Estamos cada vez mais dependentes da internet para sermos encontrados por nossos clientes e se anteriormente a proibição do uso de estratégias digitais para divulgar um negócio na área da saúde era imediata, com o passar dos anos, a flexibilização da categoria acabou acontecendo de forma natural. 

Entretanto, é muito importante entender embora exista essa flexibilização, o marketing voltado para a área da saúde ainda possui uma série de limitações e regras que devem ser respeitadas.

Compreenda os cuidados necessários.


Para que você consiga trabalhar o
marketing digital na saúde, é importante entender e seguir algumas normas específicas publicadas pelo Conselho Nacional específico de sua área de atuação, sendo assim, caso você não tenha essas diretrizes em mãos, é fundamental que solicite-as para garantir um pleno entendimento sobre o que é permitido e o que é passível de sanções.

Ter essas diretrizes muito bem definidas é fundamental para que suas ações de marketing digital (feitas por você ou por um profissional terceirizado)  sejam feitas da forma correta, conforme o regimento interno de sua classe.

E se você faz parte de um nicho específico de atividade que ainda não possui um Conselho regulador a quem te socorrer, você deve ficar em linha com as diretrizes regidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Separamos 3 das normais mais conhecidas.

 

1) Evite divulgar resultados de pacientes

 

Um dos princípios básicos do marketing digital na saúde é evitar a divulgação dos famosos “antes e depois” dos pacientes nas redes sociais. Isso porque, qualquer resultado exposto na internet, pode gerar expectativas nos consumidores. E falando de saúde, cada tratamento (assim como cada pessoa) é único e os resultados obtidos podem variar.

Portanto, por mais que seja difícil, para que você não tenha problemas futuros, evite colocar fotos de resultados na internet, sejam eles procedimentos estéticos, de emagrecimento ou qualquer outro que passe a impressão  de que o resultado mostrado é prometido.

 

2) Não divulgue valores online

 

Outro ponto relavante e que é mal visto pela maioria dos Conselhos está ligado ao ato de externar qualquer tipo de valor ou proposta comercial que possua caráter promocional (no sentido de promover) do seu negócio como, por exemplo:

  • Preenchimento labial: Só R$ 200,00
  • Não perca! Drenagem em 10 vezes sem juros

Para os Conselhos Regionais, você deve atrair seu público de acordo com o relacionamento, engajamento e conteúdo sobre o trabalho, e não através de preços ou formas de pagamento. 

Caso contrário, a penalização do conselho federal do seu segmento pode até mesmo inviabilizar o exercício da sua profissão. Por isso, fique sempre atento a esse detalhe fundamental. 

 

3) Termos publicitários

 

No marketing digital é normal nos depararmos com termos, muitas vezes comerciais, para atrair clientes para os estabelecimentos. Esqueça essa técnica dentro da área da saúde.

Alguns termos são expressamente proibidos, como:

  • O melhor tratamento
  • Técnica revolucionária
  • Único capaz de
  • Resultados garantidos e comprovados

Tenha em mente o primeiro tópico deste conteúdo. Divulgue seu serviço de maneira implícita, trabalhando dores e mostrando quais as possíveis soluções do seu serviço para a pessoa que está buscando aquilo.

Nosso blog está aberto aos nossos clientes! Se você deseja compartilhar alguma ideia ou artigo para enriquecer nossa base de conhecimento, entre em contato conosco!

Escrito por Espaço Zanama
Conteúdo original produzido pelo Espaço Zanama, espaço de coworking voltado para profissionais da área da saúde localizado no Rio de Janeiro.
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