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Explorando a criatividade para divulgar seu negócio em locais diferentes.

Introdução

Nos dias de hoje, utilizar a criatividade para divulgar seu negócio precisa ser uma prioridade. Em um universo onde muitas vezes parece que só o marketing via Instagram funciona, ter a habilidade de explorar alternativas pode sim fazer com que você se destaque frente a tanta concorrência. Principalmente se você está acostumado com o modelo tradicional, utilizado à exaustão por tantos anos. 

É importante entender que o marketing vai muito além dos anúncios promocionais feitos nas redes sociais. Cada ação, cada estratégia e cada método de divulgação tem um impacto diferente na percepção que o mercado tem sobre você, por isso, utilizar os canais corretos aliados à algumas estratégias simples, pode sim trazer grandes resultados.

E não estamos falando de reinventar a roda 😉

Como faço minha divulgação?

 

Para divulgar seu negócio de maneira inteligente e lucrativa, é importante que você utilize a criatividade para explorar as diversas alternativas que existem.

Algumas vão exigir algum nível de investimento e outras podem ser feitas de graça. Aproveite essa matéria e tente combinar ao menos duas das estratégias das quais iremos te mostrar por aqui e, conforme elas forem ficando mais simples de serem executadas, vá expandindo sua área de atuação para as demais opções!

Desta Forma, você conseguirá divulgar seu negócio de maneira muito mais assertiva e ganhar maior visibilidade diante do seu público alvo. 

 

1) Buscas na internet

 

Entender como o seu cliente procura seus serviços é uma forma essencial de aprender mais sobre como ele pensa, e até mesmo, definir melhor o seu posicionamento de mercado. Atualmente, a grande maioria dessas pesquisas ocorrem em buscadores online como o Google.

Pensando nisso, considere fortemente a possibilidade de aprender um pouco sobre a plataforma de divulgação do Google, que te ajudará a se posicionar melhor sempre que alguém buscar pelos serviços que você oferece.

Essa plataforma chama-se Google Ads e por lá você poderá ver quais as palavras que são mais e menos usadas pelo público para encontrar o que procuram. Você poderá inclusive ver quais as palavras mais usadas por seus concorrentes para se promoverem, segmentar seus anúncios por tipo de público (idade, sexo, interesse…) e até mesmo por localização.

O Google Ads não é uma ferramenta simples de ser usada e requer um pouco de treino (e aulas) até que você comece a dar seus primeiros passos. Mas não se preocupe, existem muitos vídeos no Youtube que ensinam desde as funções mais básicas até as estratégias mais complexas, mas se você preferir, busque a ajuda de um profissional para te ajudar com todas as configurações.

Lembre-se que em um mundo cada vez mais conectado, é indispensável deixar sua presença registrada em buscadores online como o Google.

 

2) Considere ter um blog

 

No marketing atual, a presença digital em diversos veículos é fundamental para seguir competitivo no mercado e divulgar seu negócio de maneira inteligente. 

Atualmente, as pessoas buscam por referências e marcas de acordo com o conteúdo que elas podem ser capazes de oferecer ao seu público. 

Sabe aquele cliente que chega até você já sabendo o que quer? Provavelmente, ele já fez uma extensa busca na internet para chegar nesta prévia conclusão. 

E se o seu site fosse essa fonte de conteúdo para ele? Certamente você conseguiria gerar mais confiança e conexão com seu público. E é exatamente essa a função do blog em uma estratégia de marketing ou divulgação de uma empresa.

Utilizar a criatividade para produzir conteúdos que tenham haver com a sua empresa (como o que estamos fazendo neste exato momento), pode fazer muita diferença ao divulgar seu negócio.

Diferente das mídias de consumo rápido, como Facebook e Instagram, com um blog você é capaz de produzir, guardar e compartilhar todas as suas ideias de forma bem organizada, criando uma fonte permanente de conhecimento para ser consultada por quem precisar. Além de aumentar sua presença nas buscas realizadas pela internet, esse tipo de ação contrubui diretamente para aumentar seu prestígio e reputação no meio.

 

3) Utilize as redes sociais de maneira inteligente

 

Com certeza você já sabe sobre a importância das redes sociais para qualquer empreendimento. Porém, trabalhá-la de maneira criativa será o grande diferencial do seu negócio. 

Para isso, é muito importante que você vá além de uma simples ideia de post patrocinados e imagens promocionais. Gere um conteúdo de valor, que faça as pessoas pensarem e principalmente, se questionarem sobre o assunto. Poste vídeos, faça stories, apareça, interaja e tire as dúvidas, esse tipo de engajamento mais próximo é muito importante para que seu público sinta-se mais confiante com o seu trabalho.

Fuja da armadilha por trás da ideia de que ter milhares de seguidores é o que torna um perfil relevante.

Um perfil engajado requer tempo e muito trabalho. Dia após dia, as marcas e as pessoas estão se dando conta de que quantidade não é qualidade. A taxa média, considerada boa, para mostrar que você possui um perfil engajado e uma base sólida de seguidores gira em torno de 1 a 3%. Isso significa que se você tem um perfil com 5.000 seguidores, sua taxa de likes e comentários precisa ficar entre 50 e 150. 

Se isso não acontece, é sinal de que você possui muitos seguidores que, na verdade, são irrelevantes. E isso não é ruim só em termos de visibilidade, mas também em termos financeiros. Sempre que você impulsiona uma publicação nas redes sociais, com algum tipo de divulgação para seu público, você está perdendo dinheiro, pois a chance de seu anúncio impactar majoritariamente as pessoas que não estão engajadas é enorme. Com isso, você passará a precisar investir cada vez mais dinheiro para que seus anúncios impactem as pessoas que, de fato, se interessam pelo que você está oferecendo.

O real engajamento é o que transforma um seguidor em fã. E um fã em um cliente. 

 

4 – Promova eventos em seu espaço

 

Se você tiver um negócio físico, é fundamental pensar em ações para divulga-lo através de eventos que possam chamar seus clientes e possíveis compradores para o local. 

Apesar da internet auxiliar muito nos dias de hoje, a experiência física costuma valer muito a pena (se desenvolvida de maneira correta). 

Por isso, pense que tipo de ação sua empresa pode desenvolver de maneira diferenciada, criativa e que mesmo assim, consiga gerar lucratividade. Para te ajudar, separamos algumas ideias de eventos interessantes.

  • Cursos e Workshops
  • Lançamento de um produto ou serviço
  • Promover o dia de algum tratamento diferenciado
  • Escolher um período específico para oferecer uma aula experimental

 

5 – Faça parcerias

 

Pode parecer clichê, mas pensar em divulgar seu negócio através de influenciadores digitais ou até mesmo outros profissionais parceiros pode trazer um retorno expressivo para a sua empresa. Tudo vai depender das metas que seu time deseja alcançar.

E não estamos falando de grandes nomes do entretenimento, ou que tenham mais de 1 milhão de seguidores pois, muitas vezes, perfis com “menor expressão” possuem um engajamento muito mais relevante e uma comunicação muito mais próxima de seus seguidores.

Lembre-se sempre que é muito mais simples impactar pessoas da sua região, do que divulgar sua marca para pessoas que podem até gostar do seu produto ou serviço, mas não poderão consumi-lo. Sendo assim, evite divulgações em perfis “globais” (com uma rede de seguidores em todo o Brasil) pois a taxa de conversão nestes casos tende a ser baixa e o custo, em função da relevância do perfil, tende a ser alto.

E muitas vezes a sua divulgação em perfis relevantes para o seu negócio pode ser feita praticamente de graça. Lembre-se de que o futuro é colaborativo. Por que não trocar o serviço de divulgação de seu perfil (marketing) por um serviço que você ofereça, como uma consulta nutricional, massagem ou terapia?

Uma outra excelente maneira de ser indicada(o) para possíveis clientes é aumentando sua rede de contatos (networking) com outros profissionais da área. Se você trabalha no Espaço Zanama, uma maneira de fazer isso é através de nosso Portal de Membros. Por lá você será capaz de conhecer diversas pessoas, trocar ideias, criar parcerias e ajudar no impulsionamento de seu negócio.

 

6 – Cadastre-se em nosso Portal de Membros

 

Essa é uma dica exclusiva para clientes que possuem contrato aqui conosco do Espaço Zanama. Se você ainda não conhece nosso Portal de Membros, está perdendo uma ótima oportunidade de se divulgar na internet a custo zero!

O Portal de Membros é site que reúne todos os profissionais que trabalham conosco (e desejaram registrar seu perfil no portal). Por lá, os visitantes podem encontrar um profissional utilizando filtros de especialidade, serviços oferecidos e locais de atendimento.

É uma ótima maneira de ampliar sua presença na internet sem custo algum, já que o Portal de Membros é mantido e impulsionado por nós a custo zero para nossos membros que, além de terem seus perfis divulgados para possíveis clientes, tornam-se visíveis também para os nossos demais membros aqui do Espaço, o que contribui para uma maior interação com demais profisionais e fortalece as chances de futuras parcerias.

 

Dica Bônus

 

Outro ponto muito importante que precisa estar no seu radar é a chamada “divulgação indireta”. O famoso “boca-a-boca”. O consumidor nunca teve tanto poder quanto nos dias de hoje, portanto, preze pelo atendimento de excelência!

Uma postagem ou indicação do seu negócio pode gerar resultados fantásticos. Surpreenda. Entregue mais do que o esperado. Lembre-se de que o valor percebido precisa superar o valor esperado.

 

Qual a melhor opção?

 

A verdade é que não existe “a melhor estratégia” para divulgar seu negócio, mas sim a que faça mais sentido para a empresa no quesito, tempo, criatividade, custo e aceitação do público.

Agora que você já sabe entendeu algumas dicas de como divulgar seu negócio baseado em uma série de conceitos criativos, a escolha poderá ser muito mais eficiente.

E se estiver pensando em oferecer um espaço diferenciado ao seu cliente, onde ele certamente terá uma experiência incrível, conte com o Espaço Zanama!

Nosso blog está aberto aos nossos clientes! Se você deseja compartilhar alguma ideia ou artigo para enriquecer nossa base de conhecimento, entre em contato conosco!

Escrito por Espaço Zanama
Conteúdo original produzido pelo Espaço Zanama, espaço de coworking voltado para profissionais da área da saúde localizado no Rio de Janeiro.
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